Avançar para o conteúdo

Constelações Familiares

As Constelações Familiares entraram na minha vida, no final de 2019, e representaram um grande passo em direção à minha cura e do meu sistema familiar.

Na altura deparava-me com grandes desafios, a vários níveis: problemas de saúde, perda de familiares, problemas financeiros e a começar do zero profissionalmente. Fruto de todo este contexto, senti que tinha que dar uma grande volta à minha vida. E assim fiz.

Durante dois anos realizei uma formação de desenvolvimento pessoal a partir de Constelações Familiares e ao longo desta formação fui compreendendo o meu sistema familiar, muitas das escolhas “inconscientes” que fiz ao longo da vida e o que precisava de fazer para seguir em frente, com mais leveza e propósito. 

No início deste ano, senti ter chegado a hora de ajudar outras pessoas com esta metodologia que tanto me ajudou e continua a ajudar.

Hoje sou Consteladora Familiar!

O que são Constelações Familiares?

Trata-se de uma técnica de natureza fenomenológica e sistémica, desenvolvida por Bert Hellinger, a partir de compreensões que obteve de três leis, a que chamou Ordens do Amor:

  1. Hierarquia – quem veio antes tem prioridade sobre quem chega depois. Isso significa que os pais vêm antes dos filhos, assim como o amor entre os pais vem antes da relação pai-filho ou mãe-filho e que o primeiro filho vem antes do segundo e assim por diante.
  2. Pertencimento – todos numa família têm o direito a pertencer, incluindo os que morreram precocemente, os natimortos, deficientes, os filhos abortados e outras pessoas para quem a família não quer olhar. 
  3. Equilíbrio – é a necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber, ou tomar, que deve existir em todas as relações. Só devemos dar apenas o que temos e esperar receber/tomar aquilo que necessitamos.

 

Cada ser humano nasce numa família, e isso gera um vínculo que o liga a todos os membros da família. Quando estes princípios não são respeitados, surgem compensações que atuam nos membros pertencentes ao sistema familiar e que se manifestam, muitas vezes, através de doenças, vícios/adições, dificuldades nos relacionamentos, dificuldades financeiras, dificuldades a nível profissional, entre outras.

A Constelação Familiar permite identificar as raízes do problema, ou seja, as causas que levaram ao conflito. Com esta compreensão, é possível encontrar soluções que abordem o problema desde a sua origem.

O objetivo da constelação é trazer à tona emaranhamentos e bloqueios que impedem o fluxo saudável das relações familiares, de modo a promover a reconciliação e a cura emocional. 

⁠”Quando alguém decide curar-se, transforma-se numa obra de amor e compaixão, já que não se torna saudável somente a si próprio, mas também a toda a sua linhagem.” Bert Hellinger

Bert Hellinger (1925-2019)

Sobre Bert Hellinger

Bert Hellinger nasceu na Alemanha e é considerado o pai da Constelação Familiar.  Com 11 anos de idade foi para o seminário e internato dos Missionários Aloysianum e, em 1953, foi ordenado Padre.

Em 1953 foi enviado para a África do Sul, numa missão que durou 16 anos, onde estudou magistério e trabalhou, como missionário, numa Tribo de Zulus.

Em 1970 renunciou ao cargo de Sacerdote e pouco tempo depois conheceu a sua primeira mulher, Herta, com quem esteve casado 30 anos.

Estudou Teologia, Filosofia, Psicoterapia, Psicanálise, Terapia Primal, Análise Transacional, Teoria do Script, Hipnoterapia, PNL, Terapia Provocativa, Psicodrama e Gestalt-Terapia.

 

Na década de 80, Bert Hellinger participou num seminário, em Hambourg, com a psiquiatra Thea Schönfelder, onde descobre o método de “esculturas familiares” e fica totalmente seduzido por este método. 

Em 1982 recebeu reconhecimento como psicoterapeuta não-médico, no campo da psicoterapia, e passou a oferecer cursos daquilo que hoje se conhece como “Constelação Familiar Clássica”.

No final de 2001 Bert Hellinger separa-se de Herta e em 2003, casa-se com Sophie.  Em 2005 nasce a “Hellinger Sciencia”.

Diferença entre Constelações Familiares Individuais e em Grupo

As Constelações Familiares Individuais podem ser feitas online ou presencialmente, em Benfica, Lisboa.

Nas Constelações Individuais a sessão é feita apenas entre o facilitador e o cliente, com a ajuda de figuras, que podem ser bonecos, pedras, desenhos ou outros, que servirão para representar familiares, pessoas ou aspetos envolvidos na situação, de acordo com indicações do facilitador. 

Nas Constelações em Grupo, as pessoas poderão participar apresentando um tema para constelar ou estando ao serviço, como representantes, nas constelações do grupo. 

Normalmente os grupos que se formam possuem temas em comum, pelo que, seja qual for a posição em que irás participar, todos realizam trabalho, sobre si e para o grupo.

Temas que podem ser constelados:

  • Família: relação entre pais, filhos, avós, irmãos, abortos, heranças;

  • Relacionamentos: amorosos, dependências, atrair sempre o mesmo padrão de pessoas, abusos sexuais e violência doméstica;

  • Trabalho e carreira: dificuldades de relacionamento com chefias ou colegas, dificuldade em tomar decisões / assumir responsabilidade, falta de realização profissional;

  • Financeiros: dificuldades em ganhar dinheiro, dificuldades em gerir dinheiro, medo da escassez;

  • Saúde: vícios (álcool, drogas, etc), depressão, bullying, doenças hereditárias, doenças raras.

“Constelação Familiar não é mágica. É uma chance de ver e aceitar o nosso lugar e nosso papel no nosso sistema familiar. Com a postura certa, nos auxilia a assumir a responsabilidade que nos pertence e assim tomar as atitudes necessárias para caminhar adiante.” Bert Hellinger

Testemunhos

Nem imaginas como a constelação que facilitaste para mim teve mudanças em mim. Fazes um trabalho com o coração e és muito profissional.
C. S.
Querida Solange, queria dizer-te que gostei mesmo muito da tua forma de constelar, agora "ao vivo e a cores". A tua tranquilidade, a forma como dizes as frases de cura já são, por si, sanadoras. 💛
P. C.
A Solange Alberto tem sido uma inspiração na forma como se posiciona para a Vida! Dedicada e focada em todos os processos de si mesma, mostra observação e detalhe numa análise, tanto mental, emocional e subtil do que a rodeia. São estas as capacidades que reverberam, não só nas suas descobertas pessoais como na forma de dar ao outro o melhor de si! Realizei uma constelação individual com a Solange e fiquei muito surpreendida pela sua entrega e análise de todo o movimento, que facilmente se mostrou aos seus olhos e profundo conhecimento. É um Ser de Coração Aberto!
S. S.
A Constelação Familiar conduz-nos a um profundo autoconhecimento, para que possamos ir para a vida com mais força e gratidão. Só podia fazer este trabalho com a Solange, porque com ela sinto-me sempre sustentada com muito amor e leveza. E todo o trabalho é feito com a maior seriedade e responsabilidade, tão necessárias para nos apoiar na integração da informação que vai surgindo. Grata pelo teu serviço pela luz que nos trazes, querida Solange!
A. G.
Fazer uma constelação com a Solange é fazer uma viagem até às nossas raízes, e ao longo dessa viagem sentimos a sustentação e a confiança necessária para irmos mais profundamente, em nós mesmos. A segurança que é criada durante a sessão, leva-nos a abrir e aí dá-se toda a magia e transformação. É maravilhoso como tudo é guiado naturalmente e há uma sensação que tudo está a voltar ao seu devido lugar. Quando saímos da constelação sentimo-nos mais inteiras e com muito mais amor 💖 Um grande abraço de alma 🫂
A. P.
Querida Solange, a minha experiência de constelar não teria sido a mesma sem ti, a tua sensibilidade, empatia e respeito tornaram esta vivência muito enriquecida e reveladora, foi uma sessão intensa de muita emoção, mas tão libertadora. Sou muito grata por te ter na minha vida e recomendo muito o teu trabalho como consteladora, és um ser de amor e luz. Gratidão querida Sol 💛
M. C.